Professor do IFC – campus Brusque publica artigo em revista e capítulo de livro

quarta-feira, 6 de junho de 2018

O artigo intitulado “Os recursos tecnológicos e lúdicos em geografia na educação especial: uma experiência na APAE/Brusque/SC”, foi publicado na Revista Educação Especial em Debate, em seu número 4.

O artigo, elaborado pelo Professor Dr. Nildo Aparecido de Melo, teve como objetivo descrever e discutir as contribuições do jogo como um instrumento pedagógico na abordagem de conhecimentos de geografia para a qualificação profissional de alunos da educação especial da referida instituição, partindo de um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre o IFC campus Brusque e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brusque. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizados recursos tecnológicos (jogos geográficos), em uma perspectiva lúdica, com vistas à construção de conhecimentos geográficos e à formação de aprendizagens múltiplas e significativas para a formação escolar e profissional dos estudantes envolvidos. É possível acessar a publicação no endereço a seguir: http://periodicos.ufes.br/REED/issue/view/Revista%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Especial%20em%20Debate/showToc.

Além da publicação em revista, o professor também tem compartilhado no livro “Território e reestruturação produtiva: elementos para discussão”, um capítulo sobre o processo de desenvolvimento econômico como produto das contradições entre as forças produtivas e as relações de produção capitalistas. O referido capítulo é intitulado ” Reestruturação produtiva e mundo do trabalho: uma análise das contradições entre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações de produção capitalistas”, sendo a publicação uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para conferir essa publicação, basta acessar o endereço a seguir: http://cauledepapiro.com.br/ebooks.

Imagem do Livro

Imagem da Revista

Texto: Cecom/Campus, com informações de Profº Nildo Aparecido de Melo.