Alunos da Licenciatura do Campus Brusque Organizam o Fórum da Transversalidade em Educação

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

No dia 12 de dezembro os alunos do Curso Superior Licenciatura em Química do Campus Brusque deram mais um passo rumo a uma formação profissional sólida, multidisciplinar e dialogada. O excelente trabalho em equipe dos alunos resultou no Fórum da Transversalidade em Educação que abordou temas transversais que permeiam a construção da educação e da cidadania, tais como currículo, educação ambiental, diversidade, inclusão, direitos humanos e ética.

A mesa de autoridades que compôs o fórum teve como integrantes, além de professores do curso, o diretor geral do Campus Professor Hélio Maciel Gomes e o Diretor de Desenvolvimento e Ensino Professor Julio Cesar Pedroso. A palestra de abertura intitulada “Surdez e Educação” foi ministrada pela intérprete de libras Gizelle Fagá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A palestrante que tem larga experiência no trabalho com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) expôs o ambiente educacional encontrado no desafio da educação de pessoas surdas, contando com questionamentos do público presente o que enriqueceu ainda mais o evento. A palestra foi de grande valia para os alunos de licenciatura do Instituto Federal Catarinense (IFC) ou de qualquer outra instituição, pois a Libras é por lei disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores.

A segunda parte do fórum contou com apresentações e discussões dos alunos de Licenciatura em Química do Campus sobre os temas que fazem parte da formação educacional e cidadã. Esse momento também foi de avaliações já que o fórum da transversalidade é fruto do componente curricular Pesquisa e Processos Educativo II (PPE II) que teve como docentes responsáveis os mestres Ângela Menezes e Frank Dieter Kindlein. Os alunos exploraram várias vertentes dos temas transversais que fundamentam as bases modernas da educação e da sociedade contemporânea. Essa oportunidade única oportunizada pelos alunos para a troca de experiências entre eles e também com os professores trouxe vivências fundamentais para a construção de profissionais de excelência, tanto na área educacional quanto na área tecnológica, e um passo a mais rumo ao futuro sucesso dos estudantes.

Texto: Tiago Luiz Moda